quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

" Receita de Ano Novo "



'Para você ganhar um belissimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
Para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo , que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
Você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens? Passa telegramas ?)
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente aceditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal
direitos respeitados,
começando pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você,meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo,
eu sei que não é fácil
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre'.

Com esse lindo poema de Drummond, encerro esse ano com chave de ouro! ;)
Que venha 2010! Cheio de coisas boas!

Feliz Ano Novo pra todos que por aqui passarem!

Beijinhos!



sábado, 5 de dezembro de 2009

'A árvore dos sonhos'

Quer ter uma experiência diferente ( e enriquecedora) nesse Natal ??

Visite a agência central dos Correios da sua cidade... e pegue uma ,ou algumas, cartinhas da ´'arvore dos sonhos'.
.

Pra quem não sabe o que é, a 'árvore dos sonhos' é uma árvore onde são colocadas cartinhas que crianças carentes escrevem ao Papai Noel.
Você escolhe uma ou mais,compra o que a criança pediu, e depois é só entregar o que você comprou na própria agência dos correios, que eles mesmos se comprometem a entregar na casa da criança... com direito a roupa de Papai Noel e tudo!



Só em você ler as cartas, você já se emociona...
É impossível ler e não querer pegar uma ou mais cartas. Na verdade, a vontade é de pegar todas... mas infelizmente não dá pra se fazer tudo o que temos vontade.

Na árvore, você encontra os pedidos mais diversos... os sonhos mais acalentados... e quase sempre são coisas tão simples!

Tem aqueles que pedem patins ou bicicletas.

Outros querem uma boneca nova, uma boneca com rosto de bebê, uma mochila...

E tem aqueles que partem seu coração ao pedirem coisas como: uma cadeira de rodas pro irmãozinho que teve meningite, ficou paralítico e desde então não pôde mais sentar na rua nem pra pegar sol, e que suas costas estão feridas pelo tempo que passa deitado na cama...

Ou os que pedem uma cesta básica pra poderem 'comer uma coisa gostosa nesse dia feliz'...
Fico aqui lembrando de pessoas que conheço, que tem dinheiro, carro novo, casa bonita, saúde... e estão sempre reclamando da vida.

Ou por estarem acima do peso, ou por não terem conquistado algum idiota por quem elas se interessaram...

E tem tanta coisa especial pra se fazer nessa vida... e alguns preferem perder tempo com besteiras...
Então, o post de hoje é pra isso... pra pedir a vocês, que ao irem postar seus cartões de Natal, ou quando forem comprar selos, etc... dêem uma olhadinha na ´'arvore dos sonhos'.

Está certo que você vai ter que comprar algo pra doar... mas, tenha certeza de que o presente maior quem vai ganhar é você.
Um beijo!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

...


domingo, 29 de novembro de 2009

...


'As decepções na vida são como quebra-molas: coisas que se tem que ultrapassar para poder desfrutar o resto da viagem'.
(H. Jackson Brown)

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O Círio de Nazaré e a sua riqueza cultural.

Hoje venho escrever como Turismóloga... rs

Não sou católica, mas não posso negar a riqueza cultural paraense contida na festa do Círio de Nazaré.

Essa festa que encanta tanta gente, não resume-se somente ao momento da procissão do segundo domingo de outubro, que sai pelas ruas de Belém...

Círio é bom mais!





Nessa época a cidade cheira a maniçoba e pato-no-tucupi, os pratos típicos da época.

Até quem não é católico (como eu e minha familia), fazemos uma maniçoba e comemos no almoço, pra não ficarmos passando vontade com o cheiro que vem da casa dos vizinhos...

Maniçoba também é conhecida como 'feijoada paraense'... pois contém todos os ingredientes de uma boa feijoada.. mas, na realidade é até mais gostosa que feijoada! rs

O pato no tucupi é outra iguaria muito apreciada nessa época (mas eu não gosto de pato... mesmo que seja no tucupi).

Outra coisa muito interessante da época, são os brinquedos de miriti que retratam a realidade amazônica ribeirinha...e que encantam não só as crianças, como os adultos do mundo todo.

Miriti é a fibra de uma palmeira... e com ela, os artesão da cidade de Abaetetuba, fazem verdadeiras maravilhas coloridas:




Círio envolve também reunião de familia, pessoas chegando, loucura no trânsito ( que piora nesses dias), arraial, pintar a casa para receber os visitantes, roupa nova... enfim, seja você católico, muçulmano, evangélico, ou de qual religião for, é praticamente impossível viver em Belém nessa época e não se envolver de uma maneira ou outra.

Beijinhos 'amazônicos' pra vcs! rs










domingo, 11 de outubro de 2009

Música do dia...

Musiquinha gostosa que toca na novela das oito... e hoje encontrei no YouTube.

Música: 'Vem Pra Cá' (Papas da Lingua)

http://www.youtube.com/watch?v=G3dxnO_ZlgY



.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O açaí é paraense.



Como uma boa paraense ( apesar do coração mineiro !), fiquei orgulhosa demaaaais com o novo lançamento da Natura: produtos à base de açaí.


É óleo trifásico , creme para pés e pernas, sabonete esfoliante e o perfume. Além da embalagem ser linda, os produtos tem um cheiro delicioso!


Finalmente parece que a região norte vem sendo lembrada pelo restante do país, de uma maneira mais positiva. O contrário do que sempre aconteceu.


Que bom que as coisas mudam ! rs
Beijos 'amazônicos' para vocês!


domingo, 27 de setembro de 2009

* Encerrando Ciclos *


Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações? Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu....Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó.

Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado. Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.

Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais. Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".

Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..E lembra-te:Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão'

(Autor desconhecido)

.
Lí esse texto há anos atrás... uns 7, 8 anos atrás. Na época achei interessante e guardei.
Hoje resolvi colocá-lo em prática. Já havia posto tal ensinamento em prática muitas vezes, em ocasiões várias, mas hoje tenho o blog pra comentar...
Hoje 'encerrei um ciclo', fechei uma porta, terminei um capítulo de uma historinha que estava me fazendo mal.
E pra minha surpresa, estou me sentindo leve e feliz.
Por que não tomei tal decisão há mais tempo ? rs

Beijos e bom domingo! ;)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Frágil como cristal.




Não sei se sou somente eu que noto isso ( virginianas são observadoras demaaaais ! rs), ou a coisa está tão banalizada que ninguém mais nem estranha.

Mas, as relações virtuais são frágeis demais!


Por conviver muito em comunidades de Orkut, MSN, moderação de comunidades, etc, vez ou outra me pego boquiaberta por algum acontecimento 'cibernético' que eu julgo no mínimo, louco.

Gente que 'jurava que você era especial', ou 'que amava pra vida toda', ou simplesmente que gostava de teclar com você todos os dias, do nada exclui você, ou começa a te tratar diferente, etc,etc.


Agora me pergunto: de quem diachos é a culpa por isso ?

Minha, que espero muito das pessoas , que crio expectativas, ou que espero que no mínimo elas tenham a mesma consideração por mim do mesmo jeito que tenho por elas ? Ou os outros que são mesmo pirados e surtam com frequência ??


Recentemente tive 'experiências virtuais' grotescas... com gente que 'achava que conhecia' por teclar com elas por anos. E que do nada, me excluíram do mundinho delas como se eu fosse aquele caroço da azeitona...


E não pensem os amigos que quando falo ' relações virtuais' estou falando de sexo na webcam ou algo do gênero... rs rs

Estou falando mesmo de gente que parecia legal e que eu até pensava que havia feito uma boa amizade.


Mas, deixa pra lá! Como diz minha mãe: cada doido com a sua mania.

Vivendo e aprendendo... e com essas doideiras cibernéticas, tenho aprendido que devemos esperar de nós mesmos... os outros ? Que façam sua parte...


Beijos! ;)

domingo, 13 de setembro de 2009

Para Uma Flor Especial...


Primavera Chegando...
Flores colorem, perfumam o ar...
Os dias têm sua beleza realçada
Setembro traz cheiro de coisas muito boas
Setembro combina com amor,
Coração esperançoso,
Sentimentos avivados,
aqui ou em qualquer lugar...
Hoje nove de setembro dia especial...
Por tantas razões,
Porque é quarta-feira,
porque estamos vivos,
Agradecemos ao Sol
e as Flores suas belas presenças,
Porque é hoje...
Porque uma flor em especial fica mais viçosa,
Hoje,
Exatamente hoje,
Ela ganha mais luz, cor, perfume...
Hoje é uma flor mais gostosa,
mais mulher...
Nasceu na primavera,
Viço de primavera,
Mais sedutora será, com seu olor que aguçará...
Perfuma encanta,
faz sonhar a todos nós...
É símbolo do amor...
Que delicada flor é essa??
Hoje ela está mais bela...
É o dia dela...
É ela...Florzinha,Flor...
Flor de...
Flor de Laranjeira...
Nossa Flor...
Mil beijos por hoje!
Mil aromas,
E sempre nos agrade,
E seja feliz.
E se realce,
Se encante.
Apaixone-se e nos apaixone...
Seja feliz e nos faça assim...
Felizes com sua presença entre nós...
Felicidades...Na primavera e sempre!"
.
Eu nunca havia ganho um poema. Um poema feito pra mim... exclusivo !
E ganhei esse de presente de aniversário, do meu amigo Elvis.
E a-d-o-r-e-i !! Obrigada querido amigo!
Beijos!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

♥ 09/09/09 : Parabéns pra mim ! rs ♥


Não, eu não estou ficando velha... eu estou ficando melhor ! rs rs

domingo, 6 de setembro de 2009

Às vésperas de mais um aniversário...


Aprendi nesses tantos anos, a não lamentar nada... Porque tudo o que me acontece, é aquilo que será melhor pra minha vida.

domingo, 9 de agosto de 2009

...


quinta-feira, 6 de agosto de 2009


Então a façamos colorida... rs
Beijos!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Eu mudo... e ele, muda ?

Quanto tempo você perde tentando mudar uma pessoa ?
Você acha mesmo que apesar de todas as decepções que o outro lhe causou, um dia num estalar de dedos ele vai notar que você é uma pessoa maravilhosa e se apaixonar ?

Não vou negar e fingir que nunca pensei assim.
Já perdi sim, anos esperando que 'ele' mudasse. Que finalmente me notasse / amasse e viveríamos felizes para sempre.
Mas, vamos envelhecendo e às vezes melhorando... rs

Hoje em dia, ao invés de perder tempo tentando mudar as pessoas, prefiro mudar o foco.
Sim, é isso mesmo...
É tão mais fácil e benéfico pra sua saúde e seu ego, 'dar bola' pra aquele cara legal que gosta de você. Ao invés de se descabelar ( e perder quase metade dos cabelos !!! rs) , ganhar muitas rugas e uma úlcera bolando planos mirabolantes, gastando rios de dinheiro em shoppings, cabelereiros, curandeiros... tentando fazer com que aquele bonitão ( mas cego e bobão) note você.

Conheço muita mulher que gosta de bancar a heroína.
Que se rasga e se arrebenta toda, mas bate no peito dizendo: um dia ele será meu !!!
Tsc, tsc, tsc... que bobeira!

Enquanto isso, 'o Sr. Oitava Maravilha do Mundo' está lá vivendo seu romance com outra, curtindo a vida adoidado e a candidata a mártir lá ... se matando.

Você acha isso justo ?

Como costumo dizer: o tempo que você perde tentando conquistar um bestalhão que nem lembra que você existe, você desperdiça as chances de conhecer um cara legal e que realmente valha a pena.

Pense nisso... bobalhona ! rs

E quem já se livrou desse tipo de 'paixonite', sabe que lá adiante olhou pra trás... e viu que aquele 'homem maravilhoso', aquele principe reluzente, na realidade nada mais era que fruto da nossa cabeça e da nossa carência... porque na realidade, não passavam de seres humanos bem apagadinhos... rs

Beijos!

sábado, 1 de agosto de 2009

E ainda falando em amizade...

Uma homenagem a minha maior e melhor amiga: minha amada mãe.
Deus foi muito generoso comigo ao me dar uma pessoa tão maravilhosa e especial como mãe.

Que Deus a mantenha por muuuuuuuito tempo ao meu lado.

Obrigada por tudo ! TE AMO, MÃE !!!!!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

'O que os homens preferem ?'

(Texto de Luciane Russo)

Nós gordinhas, sempre achamos que a preferência masculina é por mulheres esculturais, com corpos perfeitos e que comem só alface….ledo engano!

Conversando com muitos dos meus amigos homens, descobri que eles admiram sim as de corpo perfeito, mas só para olhar. Na hora do “vamos ver”, o que eles querem mesmo é sustância! Querem alguém alegre, simpática, brincalhona, que encare o sexo como uma brincadeira deliciosa, onde não há espaço para estrias, celulites e luz apagada. Eles querem uma mulher de verdade, que se ame e se entregue com todo desejo e felicidade aquele momento, sem neuras, sem temores e que seja ela mesma.

Pode parecer engraçado, muitas dirão que não é verdade, mas porque achamos que não é verdade?

É simples, muitos homens tem vergonha de admitir que amam e adoram uma gordinha, com medo da reação dos familiares e dos amigos (pricipalmente) e acabam por namorar mulheres que não lhes trazem o mínimo de satisfação ou outras vezes, saem com as gordinhas, mas não passam disso, ficam só escondidos, sem mostrar ao mundo seu verdadeiro desejo, não a apresentam a ninguém.

Bom, eu, em particular, já passei por isso. O amor da minha vida saiu comigo muitos anos, eu disse anos, sempre me disse que a intimidade que nós tínhamos, ele nunca teve com ninguém e o sexo…. Ah, o sexo era maravilhoso, sem igual. Mas na hora de ficarmos juntos pra valer, acabei ouvindo que eu não era o tipo de mulher dele. Dele ou dos outros? Se eu era tão boa em tantas coisas pra ele, porque não para ser namorada, somente uma amizade colorida?

Bom, continuo amando-o, mas desisti totalmente dele, pois se ele não tem coragem de me assumir, ele não me merece. Acho que devemos agir assim em nossa vida, aqueles que não nos respeitam, não merecem nosso respeito e consideração.

Agora existe o outro lado também, homens que não tem vergonha de assumir suas grandes mulheres e de desfilar, orgulhosos, com elas em todos os lugares para que todos vejam seu amor.

À esses homens, com “H” maiúsculo, meus parabéns por seu amor e sua coragem de mostrá-lo ao mundo, sem se preocupar com o que os outros irão falar e preocupando-se tão somente com sua felicidade ao lado da sua grande mulher.

Por isso, em momento nenhum devemos nos sentir inferiores ou diminuídas com relação as mulheres que seguem padrões impostos, devemos sim ter consciência de que elas são só uma casca moldada pela sociedade, nós somos de verdade.

(O texto acima, foi copiado de um blog que fala das alegrias e dificuldades de ser gordinha... e gostei muito dele, porque concordo com muitos dos pontos de vista da autora.
Costumo dizer que o pior tipo de homem que existe, é o homem frouxo.
Homem que até se interessa por você, mas não cria laços por medo do que os outros (os amiguinhos! ) irão pensar.
E esse tipo de preconceito, não acontece somente com mulheres mais cheinhas, mas também com mulheres mais velhas, com mães solteiras, etc.
Se bem que... homens desse tipo, mulher nenhuma merece mesmo.
E quando eles 'não nos querem'... não estamos perdendo nada, e sim ganhando.)

sexta-feira, 24 de julho de 2009



'Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito.'

(Shakespeare)

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Tudo passa ! ( passa ??)

Estava cá na minha noite tranquila (como quase sempre) , deitada no sofá assistindo ao terceiro ou quarto telejornal do dia, quando ví uma matéria sobre o fim do mundo. Na mesma, a 'moça do tempo' comentava sobre as mudanças do clima e a ligação com o final dos tempos... de uma maneira tão banal, como quem pergunta ao verdureiro da esquina, quanto está custando o kilo do tomate.
Me ocorreu então o pensamento de como tudo é vão.
O que hoje está aqui, amanhã poderá não estar mais. O que hoje é importante, amanhã cai no esquecimento.
Pergunto: seria isso uma característica boa ou ruim ??

Não pude deixar de ligar tal pensamento à minha vida, é lógico... como toda boa virginiana, que tem por mania analisar tudo o que vê à sua volta! rs
Olhando alguns blogs da vida escritos por conhecidos ( antigos 'ex-amores mal-resolvidos') , olhando o Orkut, caixinha de cartas e toda essa parafernália que insiste em trazer às vezes aquele cheiro de coisa guardada faz tempos em um baú velho e esquecido...
E não pude deixar de observar ( com alegria algumas das vezes), o quanto o sentimento muda !
Coisas que nos deixariam doentes de ciúmes e tristeza a algum tempo atrás, hoje em dia se confundem com aquele outdoor insosso que você acostumou a ver do ônibus todos os dias .
Pessoas que nos feriram tanto, que nos decepcionaram amargamente, hoje em dia passam por nós e se não nos cumprimentarem, sequer notamos sua presença... como é bom mudar, não ??

Acho doentio pessoas que permanecem as mesmas por anos a fio, inclusive carregando nos ombros as mesmas paranóias de sempre, os mesmos problemas, as tristezas, e toda essa carga inútil que mais deveria ser jogada de um penhasco.
Venho notando ( com grande alegria), que tenho sido capaz de me livrar de pensamentos ruins, sentimentos amargos, lembranças inúteis... Tenho conseguido me reciclar constantemente. Trocando sem cerimônia alguma , aquilo que não me faz bem, por algo que me traga coisas boas .

Egoísmo ?
Talvez... para quem tenha alma de 'bom-samaritano', que acha que carregar o mundo nas costas é sinal de grandeza. O que não é meu caso, em hipótese alguma.
Prefiro dizer que aprendi a me gostar...e que isso é um aprendizado que pretendo colocar em prática todos os dias.

...


quarta-feira, 1 de julho de 2009

Grudes (postagem corrigida)


Nunca fui o tipo de pessoa adepta de muito 'grude'. Com namorados, até ainda passa... mas, aquele tipo de pessoa que gruda em você, que invade sua vida, quer tomar conta do seu tempo e insiste em se fazer presente de qualquer maneira, eu sempre tive verdadeira aversão...

Costumo dizer que quando você comenta da sua vida com alguém, está dando a essa pessoa o direito de se intrometer na sua vida.

Talvez por isso mesmo, eu seja um tanto 'na minha'. Mas, ainda assim encontro pelo caminho gente extremamente invasiva.

Na realidade, não entendo direito essa coisa que determinadas pessoas tem, de querer se expor tanto, gritar aos quatro ventos seus problemas familiares, suas questões amorosas, etc.Isso resolve alguma coisa ? rs
Claro que não estou me referindo àquelas pessoas as quais chamamos de amigas, e que é até saudável conversarmos esse tipo de assunto, desabafarmos. Me refiro às pessoas que querem sua atenção quase que exclusiva, que só falam de desgraças e que acham que ao se fazerem de vítimas, o mundo terá obrigação de resolver a vidinha delas.

Nada contra quem goste dessas coisas... afinal, cada um a sua maneira.Mas, acho que essa mania de grudar em alguém, está intimamente ligado a carência.E infeliz da pessoa que tem um 'grude' desses na sua vida ! Que por dó ( ou resignação) acaba alimentando esse tipo de contato. Deveria receber uma coroa de mártir...
O lado bom é que irão pro céu com toda certeza, pois já terão pago todos os seus pecados aqui mesmo.

Tem gente que não quer ser ajudada... e tem esse tipo de comportamento, geralmente pra chamar atenção, porque adora que tenham peninha dela, que a achem coitadinhas, indefesas . Mal sabe o benfeitor, que lida com alguém esperto e calculista, na maioria das vezes. Que tramam minuciosamente suas teias.Verdadeiras 'vampiras de energia'... e que se você não se cuidar, acabam com sua paciência, sua paz e sua saúde.

Amizades sim... vampiras, jamais !

quarta-feira, 3 de junho de 2009


'Entre aqueles que não dizem nada, poucos são os que ficam em silêncio'.

terça-feira, 21 de abril de 2009

'Ter ou não ter namorado , eis a questão'


Quem não tem namorado é alguém que
tirou férias remuneradas de si mesmo. Namorado é a mais difícil das conquistas.
Difícil porque namorado de verdade é muito raro. Necessita de adivinhação, de
pele, saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia. Paquera, gabira,
flerte, caso, transa, envolvimento, até paixão é fácil. Mas namorado mesmo é
muito difícil.


Namorado não precisa ser o mais bonito, mas ser
aquele a quem se quer proteger e quando se chega ao lado dele a gente treme, sua
frio, e quase desmaia pedindo proteção. A proteção dele não precisa ser parruda
ou bandoleira: basta um olhar de compreensão ou mesmo de aflição.


Quem não tem namorado não é quem
não tem amor: é quem não sabe o gosto de namorar. Se você tem três pretendentes,
dois paqueras, um envolvimento, dois amantes e um esposo; mesmo assim pode não
ter nenhum namorado. Não tem namorado quem não sabe o gosto da chuva, cinema,
sessão das duas, medo do pai, sanduíche da padaria ou drible no
trabalho.


Não tem namorado quem transa sem carinho, quem
se acaricia sem vontade de virar lagartixa e quem ama sem alegria.


Não tem namorado quem faz pactos de amor apenas
com a infelicidade. Namorar é fazer pactos com a felicidade, ainda que rápida,
escondida, fugidia ou impossível de curar.


Não tem namorado quem não sabe dar o valor de
mãos dadas, de carinho escondido na hora que passa o filme, da flor catada no
muro e entregue de repente, de poesia de Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes ou
Chico Buarque, lida bem devagar, de gargalhada quando fala junto ou descobre a
meia rasgada, de ânsia enorme de viajar junto para a Escócia, ou mesmo de metrô,
bonde, nuvem, cavalo, tapete mágico ou foguete interplanetário.


Não tem namorado quem não gosta de dormir,
fazer sesta abraçado, fazer compra junto. Não tem namorado quem não gosta de
falar do próprio amor nem de ficar horas e horas olhando o mistério do outro
dentro dos olhos dele; abobalhados de alegria pela lucidez do amor.


Não tem namorado quem não redescobre a criança
e a do amado e vai com ela a parques, fliperamas, beira d'água, show do Milton
Nascimento, bosques enluarados, ruas de sonhos ou musical da Metro.


Não tem namorado quem não tem música secreta
com ele, quem não dedica livros, quem não recorta artigos, quem não se chateia
com o fato de seu bem ser paquerado. Não tem namorado quem ama sem gostar; quem
gosta sem curtir quem curte sem aprofundar. Não tem namorado quem nunca sentiu o
gosto de ser lembrado de repente no fim de semana, na madrugada ou meio-dia do
dia de sol em plena praia cheia de rivais.


Não tem namorado quem ama sem se dedicar, quem
namora sem brincar, quem vive cheio de obrigações; quem faz sexo sem esperar o
outro ir junto com ele.


Não tem namorado que confunde solidão com ficar
sozinho e em paz. Não tem namorado quem não fala sozinho, não ri de si mesmo e
quem tem medo de ser afetivo.


Se você não tem namorado porque não descobriu
que o amor é alegre e você vive pesando 200Kg de grilos e de medos. Ponha a saia
mais leve, aquela de chita, e passeie de mãos dadas com o ar. Enfeite-se com
margaridas e ternuras e escove a alma com leves fricções de esperança. De alma
escovada e coração estouvado, saia do quintal de si mesma e descubra o próprio
jardim.


Acorde com gosto de caqui e sorria lírios para
quem passe debaixo de sua janela. Ponha intenção de quermesse em seus olhos e
beba licor de contos de fada. Ande como se o chão estivesse repleto de sons de
flauta e do céu descesse uma névoa de borboletas, cada qual trazendo uma pérola
falante a dizer frases sutis e palavras de galanteio.


Se você não tem namorado é porque não
enlouqueceu aquele pouquinho necessário para fazer a vida parar e, de repente,
parecer que faz sentido.


(Artur da Távola)

Recebi esse texto de um amigo, e resolvi postar
aqui porque achei-o perfeito: tudo a ver com o que penso
;)

sábado, 11 de abril de 2009

'Des'-compromisso

Aviso aos navegantes: "Eu não sei não me envolver !"
Vai ver não soube acompanhar a 'modernização' dos relacionamentos. Mas a verdade é que eu não sei estar com alguém sem me envolver.

Por isso nunca consegui ser ficante, marmita, amante...termos tão usados nos relacionamentos hoje em dia.
Nunca soube ir pra balada e beijar 10, 20, como minhas amigas do colégio faziam. Daí pensava cá com meus botões: um dia eu mudo !
Mera ilusão... cá estou no alto dos meus 40 anos e com o mesmo tipo de pensamento em relação ao assunto.

Mas será que alguém poderia explicar, de maneira plausível, que diachos de graça tem beijar sem se envolver ? Transar sem se envolver ? Como dizia uma música antiga do Léo Jaime: 'chegar em casa e colocar na geladeira o coração...'

Que graça tem isso, meu Deus ???

Eu gosto da presença... de poder ligar no dia seguinte, de poder sair e comprar um chocolate e mandar...
Deve ser tão triste você beijar hoje e não saber o que você é no dia seguinte.
Sentir saudade mas não poder ligar porque 'ficantes' não tem o direito de ligar quando tem saudades... tsc,tsc,tsc...

Sei lá... eu prefiro me envolver, rasgar o coração, me apaixonar. E se o outro não souber valorizar isso, azar o dele ! Não sabe o que está perdendo tentando bancar o moderninho.

Certo está o Arnaldo Jabour ao escrever: 'quem não quer se envolver, deveria namorar uma planta'.
Eu penso igualzinho !

Deveria namorar uma planta ou um poste... ou melhor... deveria ficar trancafiado dentro de um quarto e não sair pra encher a paciência das pessoas com o seu medo besta de ser feliz.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Sempre tem algo de novo...

É incrível (e gostoso!) percebermos que quando permitimos, sempre há espaço pra acontecer algo de novo na nossa vida. Fico aqui lembrando o quanto de tempo (e coisas maravilhosas) desperdicei sofrendo por alguém, sonhando com alguém, esperando por alguém... que até chegou algum dia, mas com uma passagem meteórica, que a única coisa que deixou foi a certeza de não ter valido a pena.

Não sei se foi a chegada da idade, ou até mesmo as próprias experiências decepcionantes, que acabaram por me abrir os olhos pra esse aspecto.
Já repararam que pessoas que decidem sofrer, esperar, por algo (ou alguém) colocam um muro invisivel a sua volta, como se fosse uma venda nos olhos, que nada de bom acontece, nada de novo e surpreendente chega... simplesmente porque elas não deixam.

Hoje eu jamais esperaria 3 anos por alguém, como já fiz. Não me permito mais, derramar lágrimas por quem não me valorizou, por quem ao invés de aceitar meu carinho, preferiu ir mendigar por migalhas de quem não retribui o seu sentimento... Azar o deles! rs

Decidi 'me permitir'... e tem sido bom demais.
Pena que só descobri isso agora... pois se tivesse descoberto antes, certamente teria me poupado de tantas decepções.
Mas, enfim, nunca é tarde pra se reciclar... pra fazer tudo diferente... e eu estou fazendo!

Boa semana a todos !

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

João e Maria

Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três.

Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock para as matinês.

Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigada a ser feliz.

E você era a princesa
Que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país.

Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido.

Sim, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade
Acho que a gente nem tinha nascido.

Agora era fatal
Que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá deste quintal
Era uma noite que não tem mais fim.

Pois você sumiu no mundo
Sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim

(Chico Buarque / Sivuca)

Alívio...

Lembram do texto dos biscoitos decorados, onde se podia escrever frases e declarações de amor neles?
Pois é.. que bom que não os enviei...rs

(Desencantei de vez... rs rs )

sábado, 17 de janeiro de 2009

Juro que não entendo e nunca vou entender...
Quando alguém diz que você é especial... e ainda assim vai embora...
O certo não seria a vontade de ficar junto ? rs

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

'Há mulheres que dizem:
Meu marido, se quiser pescar, pesque,mas que limpe os peixes.
Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,
ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.
É tão bom, só a gente sozinho na cozinha,
de vez em quando os cotovelos se esbarram,
ele fala coisas como "este foi difícil"
"prateou no ar dando rabanadas"
e faz o gesto com a mão.O silêncio de quando nos vimos a primeira vez
atravessa a cozinha como um rio profundo.
Por fim, os peixes na travessa,
vamos dormir.
Coisas prateadas espocam:
somos noivo e noiva. '

( Casamento - Adélia Prado)


Sempre me emociono quando leio esse texto... talvez seja porque me vi nele tantas vezes...
Nos inúmeros momentos em que fui cumplice, parceira e amiga dos homens com os quais me relacionei.
Sempre dei o melhor de mim...ao contrário da maioria das pessoas, que dizem que devemos ser contidas, não demonstrarmos os sentimentos.

O que falta nos relacionamentos ditos modernos, é o comprometimento... a cumplicidade... às vezes, só amar não basta.


quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

** Purpurina **



'Se você pensa que vai me
seduzir

Se você pensa que vai me
arrepiar

Pode ser, mas eu sou feito
purpurina

Se uma luz não ilumina
Não há jeito de
brilhar



Se você só chega por
chegar

Nem uma lanterna no
olhar

Nosso show não pode
acontecer

Sem o palco se acender
Eu não vou representar


Se você pensa que vai me
seduzir

Se você pensa que vai me
arrepiar

Pode ser, pois eu sou feito
bailarina

Se a ribalta se
ilumina

Fico roxa pra dançar.'

(Lucinha Lins)

Desencantando... ;)



terça-feira, 6 de janeiro de 2009

E pela minha lei...


'...e pela minha lei, a gente era obrigado a ser feliz...'

(João e Maria - Chico Buarque)

'Humildade'


'Senhor, fazei com que eu aceite
minha pobreza, tal como sempre foi.

Que não sinta o que não tenho.
Não lamente o
que podia ter

e se perdeu por caminhos errados
e nunca mais voltou.

Dai, senhor, que minha humildade
seja como a chuva desejada
caindo mansa,
longa noite escura
numa terra sedenta
e num telhado velho.

Que eu possa agradecer a Vós,
minha cama estreita,
minhas coisinhas pobres,
minha casa de chão,
pedras e tábuas remontadas.
E ter sempre um feixe de lenha
debaixo do meu fogão de taipa,
e acender, eu mesma,
o fogo alegre da minha casa
na manhã de um novo dia que
começa'.


(Cora Coralina).