quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

E que venha 2009...


’Doze meses dão pra qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente’.

(Drummond)

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Ano Novo.

Não sei por que, mas eu nunca gostei de Reveillon.
Quando era criança, me incomodava ver que meus pais choravam nesse dia...
Mas, cresci e esse dia continuou me incomodando tanto.

Vejo as pessoas super animadas, escolhendo roupas na cor branca, planejando a 'grande noite', outros indo pra praia, na fila dos supermercados as pessoas comprando bebidas e rindo com as paredes...
Será que sou só eu que fico triste nesse dia ?
Não sei bem o que acontece...
Parece que passa um filminho da vida, do ano...
Começo a ficar angustiada dias antes... acho que logo após o dia de Natal (que eu adoro!).
No dia 30, já começo a ficar com vontade de chorar de tudo... rs
E no dia 31, é angustia total.
Assisto a famosa Corrida de São Silvestre e já bate aquela tristeza... depois começam o barulho dos fogos... começam a chegar recadinhos de Feliz Ano Novo, telefonemas... e o que eu mais queria é que me esquecessem nesse dia...rs
Passo o Reveillon na minha cama, sempre... de preferência com uma roupa bem velhinha e assistindo a algum filme ou aquelas besteiras que costumam passar na TV em final de ano...
Já passei na igreja também... onde lá cantávamos e eu nem ouvia o barulho dos fogos.
Mas, já tem anos que optei por ficar em casa mesmo...
O bom é que Reveillon é só uma vez ao ano.
Ufa!
Mesmo assim... Feliz Ano Novo !

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Quem ama cuida.


Acredito profundamente na máxima que diz: "Quem ama cuida",
e percebo que tal ditado se estabelece como critério avaliativo para pesarmos nossos relacionamentos.
Quer saber quais as pessoas que você ama?
É só verificar atentamente as pessoas que você cuida,
pois a gente só percebe que ama,
depois que descobre que cuida.
Ou seu amor é apenas um vago sentimento
que não muda em nada a vida dos que te são caros.
Amor implica atitude,
não existe amor estático, só de palavras,
quem ama incomoda.
Amar é buscar o outro,
é preocupar-se com ele,
é gastar tempo com a pessoa
e por causa da pessoa.
Amar é ter a coragem de se expor pelo outro.
Deus nos livre de relacionamentos superficiais
onde o que impera é a representatividade
e o cuidado é ausente...
Amor sem cuidado é arte sem encanto,
é corpo sem alma, é abstração.
(Texto de autoria de Nando Ferreira, um dos meus contatos no Orkut.
E que eu pedi pra 'roubar' pra mim... porque concordo com tudo o que está escrito).

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

E é Natal...

Eu sempre gostei do Natal !
Costumo achar um tanto estranho quando vejo alguém dizer que não gosta dessa época do ano... mas respeito... devem ter seus motivos.

Na minha infância, eu amava o Natal pelos presentes... dificil uma criança ser diferente.
Qual criança nunca sonhou com a visita do Noel ?
Lembro que éramos só eu e meu irmão, o depois de mim... e esse dia (ou melhor, essa noite! ) era mágica.
Pensando bem, nem era só a noite... era a época.. os dias que preparavam a noite tão sonhada !

Natal pra mim, traz a lembrança de cheiro de coisa gostosa no ar...
Minha avó era uma cozinheira de mão cheia, mulher tranquila, olhar bondoso e que adorava receber as pessoas em casa.
Na noite de Natal era um banquete... tinha gente que esperava essa noite, só pra saborear as delicias que ela fazia.

E essa é uma das lembranças mais fortes que eu tenho dos Natais da minha infância... os aromas que exalavam da sua cozinha...

Hoje em dia o Natal tem outro significado...
Não espero mais brinquedos... os presentes sonhados são outros!
Mas tal dia continua pra mim, tão especial como sempre fora...
Sinto saudade dos que não estão mais entre nós, como meus avós... mas, estão sempre vivos na lembrança... e isso é o que importa!

Natal, atualmente pra mim, é reencontro!
É poder reunir toda a familia em volta da mesa... comer, conversar, rir... colocar em dia todos os assuntos, que não dá tempo de atualizar nos outros dias do ano.
É poder reconhecer no olhar brilhante da sobrinha, ao desembrulhar os presentes, o olhar feliz e inocente da minha infância...

Apesar de tudo... é Natal !
E devemos aproveitar... pois acontece somente uma vez ao ano.

Feliz Natal !!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O Natal vem aí

Minha amiga Eva escreveu o quinto bilhete com um pedido ao Menino Jesus. Os adultos já estão comprando cigarros Marvel para distribuir no Natal, e na Praça Schwarzenberg havia ontem dois vigiando o transporte de árvores de Natal.
Os pinheiros tinham sido ali descarregados , à noite, por senhores graves vestindo macacões. Não há dúvidas: o Natal vem aí. A cidade parece ter acabado de lustrar os sapatos. Nas lojas aparecem coisas maravilhosas. Muitas pessoas postam-se diante delas, quebrando a cabeça para ver se meio quilo de carne de porco é mais importante do que um estojo de maquilagem de couro vermelho com zíper, ou se a pessoa amada terá tanta alegria com uma imitação da Vênus de Milo quanto com um modesto anel de diamantes, de cento e dezoito xelins.

A Vênus de Milo é muito mais bonita. Mas, infelizmente, pensamos, também é mais barata. Infelizmente ? Sim, que diabo, vamos presentear com o coração ou com a carteira ? Eu arriscaria a Vênus de Milo!

Há sempre duas medidas para um presente. Seu valor real e seu valor pessoal. O real, por mim, pode ser falso; é secundário. Se a gente só desse atenção a ele, qualquer pessoa poderia presentear a mesma e pronto. Seria horrivelmente monótono. O valor pessoal nunca pode ser expresso em xelins, nem nos novos. Ele pode ser maior que mil elefantes e mais precioso do que o ouro, incenso e mirra que os três reis do Oriente levaram a uma criança deitada numa manjedoura.

"Não se dá nada aos outros e não se dá nada a mesmo", diz um livro famoso. Pois é isso.
Conheço um homem que ía mal em 1945. Na noite de Natal escreveu uma carta à sua mulher, a quem amava muito, mencionando um pouco do que sentia por ela. Não tudo, nem de longe, só uma pequena parcela. Mas cada palavra dessa carta era verdadeira e deu infinita felicidade à sua esposa.
Na mesa em que se sentavam, ardia uma vela. Comeram um pedaço de cuca de mel , tomaram chá e olharam-se nos olhos. Depois ele fumou um cachimbo com o tabaco que ela lhe dera, e sorriram e pensaram em como estavam contentes por terem um ao outro. Essa foi a festa de Natal do meu amigo Eberhard, que estava dando um presente a mesmo. Pude imaginar que eu também ficaria muito feliz se, a 24 de dezembro, alguém me desse de presente uma carta dessas.

Tradicionalmente o Natal é a festa das carteiras gordas. Mas é primeiro a festa do amor, se permitem que eu lembre isso: a noite do ano em que podemos nos alegrar sem medo de que o fiscal de impostos note nossa alegria. Ou o homem do gás.
Tentem hoje, em todo caso, ao menos por interesse. Com ou sem Vênus de Milo, com ou sem casaco de pele de raposa. Alegrem-se ! Afinal, são apenas algumas horas. Não vai custar a cabeça em que seu coração está tão preso.

Se uma pessoa precisa muito de mil xelins para sentir-se bem, alguma coisa está errada com ela. E se alguém olha logo a contracapa de um livro pra verificar o preço, devia levar uma boa palmada.

Houve tempos em que se olhava com desprezo para as salsichas. A salsicha não era aceita socialmente. Hoje, professores universitários e damas dos melhores círculos deixariam que lhe cortassem os dez dedos para receber de presente alguns quilos de salsichas. Com todas as coisas que o dinheiro pode comprar, acontece o mesmo. Mas, não quero brigar por causa das salsichas. Elas são úteis. São agradáveis. Também um carro esporte e um rádio moderno são úteis. Mas só são valiosos se atrás deles houver uma pessoa e não apenas um título, se atrás deles vier um coração e não só uma conta bancária sem fundos.

Assim chegamos à carta do meu amigo Eberhard. Pois também no seu envelope havia um coração, embora não pudesse ser visto. O mais importante no amor não é o que se faz, mas o que se deixa fazer. O mais importante num presente não é o que está visível.

Quando se pergunta à minha amiga Eva o que ela deseja do Menino Jesus, ela fica bem quieta, e só não enfia o dedo no nariz, de tão encabulada, porque isso é severamente proibido. E porque ela tem tantos desejos. Mas há pessoas que nunca terminam quando as deixamos falar sobre tudo aquilo que desejam. São aquelas que, na verdade, não desejam nada direito. Devemos ser econômicos com a felicidade. Quem deseja demais, sempre recebe de menos. Quem deseja pouco, às vezes recebe mais do que precisa.

Se por esses dias você andar pelas ruas, e de tanta preocupação pela festa iminente não tiver mais tempo de se alegrar, pense em tudo o que acabou de ler. Talvez ajude.
Só artigos de consumo são racionados. Sentimentos ainda não têm preço. Não custa nada amar alguém e dizer-lhe isso. Se, portanto, seu dinheiro acabar , isso não é nenhuma tragédia.
Mas, se você não conhece ninguém a quem amar, está mais do que em tempo de dar uma olhada por aí. E antes ainda do Natal. Não é difícil. Em cada esquina encontram-se pessoas para amar , tanto no primeiro distrito quanto no décimo sexto.

Acho que hoje ainda vou escrever meu bilhete de pedidos. Primeiro, um par de suspensórios ; meus velhos já não estão muito aceitáveis. Depois, uma garrafa de vinho. Ou quem sabe duas. Mas não muito aguado.
E finalmente, querido Menino Jesus, caso julgue conveniente, desejo paz.
Aos homens de boa vontade.

(J.M.Simmel - 1947 )


Aquecendo o coração...

Descobri uma pessoa que faz biscoitos decorados que mais parecem um sonho! Escreve até frases se você assim quiser...
E eu ía mandar uns biscoitos assim pra ele... Doces como meus sentimentos...


Antiquado ?
Eu não acho...
Adoro presentes simples mas significativos.
São sempre mais especiais do que aqueles produzidos em série e que as pessoas disputam a tapa nas lojas nessa época do ano.


Eu gosto de coisas assim... como digo sempre, costumo prestar atenção em coisas que geralmente as pessoas nem notam.
Tenho tickets de embarque, postais amarelados, pacotinhos de sementes de flores, me enviados a tanto tempo - e na época tão esperados...
Chamo de 'meus pequenos tesouros'... e que outros , desatentos - ou seriam os normais ? - chamam de tralhas... rs


Bom... mas, a pessoa do biscoito não faz entregas. E ele mora longe demais...
Problemas de cidade grande. Por essas e outras que eu tenho tanta vontade de morar no interior... onde você vira a esquina e encontra todo mundo...
E também não seria nada sensato pedir para que ele atravessasse a cidade pra ir buscar biscoitos!
Então envio a ele minha doçura, de outras maneiras... e que às vezes ele nem percebe...

Capitão de Indústria

'Eu às vezes fico a pensar
Em outra vida ou lugar
Estou cansado demais
Eu não tenho tempo de ter
O tempo livre de ser
De nada ter que fazer
É quando eu me encontro perdido
Nas coisas que eu criei
E eu não sei
Eu não vejo além da fumaça
O amor e as coisas livres, coloridas
Nada poluídas
Ah
Eu acordo prá trabalhar
Eu durmo prá trabalhar
Eu corro prá trabalhar
Eu não tenho tempo de ter
O tempo livre de ser
De nada ter que fazer
Eu às vezes fico a pensar
Em outra vida ou lugar
Estou cansado demais
Eu não tenho tempo de ter
O tempo livre de ser
De nada ter que fazer
É quando eu me encontro perdido
Nas coisas que eu criei
E eu não sei
Eu não vejo além da fumaça
O amor e as coisas livres, coloridas
Nada poluídas
Eu acordo p'rá trabalhar
Eu durmo p'rá trabalhar
Eu corro p'rá trabalhar
Eu não tenho tempo de ter
O tempo livre de ser
De nada ter que fazer
Eu não vejo além da fumaça que
Passa
E polui o ar
Eu nada sei
Eu não vejo além disso tudo
O amor e as coisas livres, coloridas
Nada poluídas
O amor e as coisas livres, coloridas
Nada poluídas'

Música cantada pelos Paralamas, e que me é incrivelmente - e tristemente - familiar...

domingo, 21 de dezembro de 2008

Mulheres com mais de 30


Texto de Arnaldo Jabor...
À medida que envelheço e convivo com outras, valorizo mais ainda as mulheres que estão acima dos 30.
Elas não se importam com o que você pensa, mas se dispõem de coração se você tiver a intenção de conversar;
Se ela não quer assistir ao jogo de futebol na TV, não fica à sua volta resmungando, vai fazer alguma coisa que queira fazer...E geralmente é alguma coisa bem mais interessante;
Ela se conhece o suficiente para saber quem é , o que quer e quem quer.
Elas não ficam com quem não confiam;
Mulheres se tornam psicanalistas quando envelhecem. Você nunca precisa confessar seus pecados... elas sempre sabem...
Ficam lindas quando usam batom vermelho.
O mesmo não acontece com mulheres mais jovens...
Mulheres mais velhas são diretas e honestas.
Elas te dirão na cara se você for um idiota, caso esteja agindo como um!
Você nunca precisa se preocupar onde se encaixa na vida dela.Basta agir como homem e o resto deixe que ela faça...
Sim, nós admiramos as mulheres com mais de 30 anos! Infelizmente isto não é recíproco, pois para cada mulher com mais de 30 anos, estonteante, bonita, bem apanhada e sexy, existe um careca, pançudo, em bermudões amarelos bancando o bobo para uma garota de 19 anos...
Senhoras, eu peço desculpas!
Para todos os homens que dizem: "Porque comprar a vaca, se você pode beber o leite de graça?", aqui está a novidade para vocês:
Hoje em dia 80% das mulheres são contra o casamento e sabem por quê?
"Porque as mulheres perceberam que não vale a pena comprar um porco inteiro só para ter uma lingüiça!".
Nada mais justo!

sábado, 20 de dezembro de 2008

Escolhas

Há quem goste de carinho... e há quem goste de espinhos...
Em outras palavras : existem sábios e otários...
Tudo uma questão de escolha...

Ainda vale a pena ser romântica ?

Segundo a minha mãe ( e certamente milhares e milhares de pessoas mundo afora ) , romantismo é coisa do passado... rs
Ela sempre me diz que hoje em dia ninguém mais valoriza pessoas românticas, nem as que gostam de cuidar... e muito menos as apaixonadas !
Eu costumo contestar... sempre prefiro acreditar que ainda vale a pena, sim.
Na verdade, hoje em dia, estou em dúvida se sou apenas teimosa ou burra mesmo.
Mas, deixo as pessoas livres.
Que vá caçar borboletas onde quiser...



Papelão



'Joguei minhas cartas de amor no lixo do papel reciclado.
Ignoro o rumo que lhes foi dado.
O fato é que não me surpreendo, se acaso
encontro um coração batendo
dentro de uma caixa de sapato.'
(Flora Figueiredo )

Paciência



'Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...'

(Autor desconhecido)

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Os Vampiros de Energia

QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERITICAS DELES? COMO COMBATE-LOS???

A) Vampiro Cobrador: Cobra sempre, de tudo e todos. Quando nos encontramos com ele, já vem cobrando o porque não lhe telefonamos ou visitamos. Se você vestir a carapuça e se sentir culpado, estará abrindo as portas. O melhor a fazer é usar de sua própria arma, ou seja, cobrar de volta e perguntar porque ele não liga ou aparece. Deixe-o confuso, não deixe ele retrucar e se retire rapidamente.

B) Vampiro Crítico: é aquele que crítica a tudo e a todos, e o pior que é só Critica Negativa e Destrutiva. Vê a vida somente pelo lado sombrio. A maledicência tende a criar na vítima um estado de alma escuro e pesado e abrirá sue sistema para que a energia seja sugada. Diga "não " a suas críticas. Nunca concorde com ele. A vida não é tão negra assim. Não entre nesta vibração. O melhor é cair fora e cortar até todo o tipo de contato.

C) Vampiro Adulador: è o famoso Puxa-saco. Adula o ego da vítima, cobrindo-a de lisonjas e elogios falsos, tentando seduzir pela adulação. Muito cuidado para não dar ouvidos ao adulador, pois ele simplesmente espera que o orgulho da vítima abra as portas da aura para sugar a energia.

D) Vampiro Reclamador: è aquele tipo que reclama de tudo, de todos, da vida do governo, do tempo, etc. Opõe-se a tudo, exige, reivindica, protesta sem parar. È o mais engraçado é que nem sempre dispõe de argumentos sólidos e válidos para justificar seus protestos. Melhor tática é deixa-lo falando sozinho.

E) Vampiro Inquiridor: Sua língua é uma metralhadora. Dispara perguntas sobre tudo., e não dá tempo para que a vítima responda pois já dispara mais uma rajada de perguntas. Na verdade ele não quer respostas e sim apenas desestabilizar o equilíbrio mental da vítima, perturbando seu fluxo normal de pensamentos. Para sair de suas garras, não ocupe sua mente à procura de respostas. Para cortar seu ataque, reaja fazendo-lhe uma pergunta bem pessoal e contundente., e procure se afastar assim que possível.

F) Vampiro Lamentoso: São os lamentadores profissionais, que anos a fio choram sua desgraças. Para sugar a energia da vítima, ataca pelo lado emocional e afetivo. Chora, lamenta-se e faz de tudo para despertar pena. È sempre o coitado, a vítima. Só há um jeito de tratar com este tipo de vampiro, é cortando suas asas . Corte suas lamentações dizendo que não gosta de queixas, ainda mais que não elas não resolvem situação alguma.

G) Vampiro Pegajoso: Investe contra as portas da sensualidade e sexualidade da vítima. Aproxima-se como se quisesse lambê-la com os olhos, com as mãos, com a língua. Parece um polvo querendo envolver a pessoa com seus tentáculos . Se você não escapar rápido, ele irá sugar sua energia em qualquer uma das possibilidades. Seja conseguindo seduzi-lo com seu jogo pegajoso, seja provocando náuseas e repulsa. Em ambos os casos você estará desestabilizado, e portanto, vulnerável..Saia o mais rápido possivel . Invente uma desculpa e fuja rapidamente.

H) Vampiro Grilo-Falante: A porta de entrada que ele quer arrombar é o seu ouvido. Fala, absoluto, durante horas, enquanto mantém a atenção da vítima ocupada, suga sua energia vital. Para livrar-se , invente uma desculpa, levante-se e vá embora.

I) Vampiro Hipocondríaco: Cada dia aparece com uma doença nova. Adora colecionar bula de remédios. Desse jeito chama a atenção dos outros , despertando preocupação e cuidados. Enquanto descreve os por menores de seus males e conta seus infindáveis sofrimentos, rouba a energia do ouvinte, que depois sente-se péssimo.

J) Vampiro Encrenqueiro: para ele, o mundo é um campo de batalha onde as coisas só são resolvidas na base do tapa. Quer que a vítima compre a sua briga, provocando nela um estado raivoso, irado e agressivo. Esse é um dos métodos mais eficientes para desestabilizar a vítima e roubar-lhe a energia.Não de campo para agressividade, procure manter a calma e corte laços com este vampiro.

Bem , agora que você já conhece como agem os Vampiros de Energia, vá a caça deles, ou melhor, saia fora deles o mais rápido possivel .Mas, não esqueça de verificar se você, sem querer é obvio, não é um destes tipos de Vampiro.

Publicado pela Terapeuta de Bioenergias Vera CaballeroOrientadora Metafísica e Profª de Bioenergiase Proteção Psíquica.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

La Vie en Rose

" A Vida em Rosa "

Olhos que fazem baixar os meus
Um riso que se perde em sua boca
Aí está o retrato sem retoque
Do homem a quem eu pertenço
Quando ele me toma em seus braços
Ele me fala baixinho
Vejo a vida cor-de-rosa
Ele me diz palavras de amor
Palavras de todos os dias
E isso me toca
Entrou no meu coração
Um pouco de felicidade
Da qual eu conheço a causa
É ele para mim, eu para ele
Na vida, ele me disse
Jurou pela vida
E desde que eu o percebo
Então sinto em mim
Meu coração que bate
Noites de amor a não mais acabar
Uma grande felicidade que toma seu lugar
Os aborrecimentos e as tristezas se apagam
Feliz, feliz até morrer
Quando ele me toma em seus braços
Ele me fala baixinho
Eu vejo a vida em rosa
Ele me diz palavras de amor
Palavras de todos os dias
E isso me toca
Entrou no meu coração
Um pouco de felicidade
Da qual eu conheço a causa
É ele para mim, eu para ele
Na vida, ele me disse
Jurou pela vida
E desde que eu o percebo
Então sinto em mim
Meu coração que bate

domingo, 14 de dezembro de 2008

Tratar como prioridade...


... quem lhe trata como opção.
Estava pensando nesse ditado esses dias e é assustador perceber como ele é verdadeiro e atual.
Se tem uma coisa que eu acho complicada é a cabeça do 'bicho-homem'. Putz!
Você consegue desvendar os mistérios dos faraós, as fórmulas as mais complicadas possíveis, problemas matemáticos... mas quando o assunto é o que pensa o ser humano, a cabeça dá um nó.
Apesar das pessoas dizerem que o certo é fazer o contrário e esconder... mas eu sempre gostei de demonstrar os sentimentos. Sempre gostei de deixar o outro perceber que eu o admirava , que gostava dele... e não me esforçava pra manter em sigilo.
Mas, sempre encontrei pelo caminho pessoas interessadas em gente complicada, apaixonados por quem não gostava deles, fascinados por quem fazia questão de demonstrar que estava interessada por outro homem...
Não seria tudo mais fácil se gostássemos de quem nos dá carinho, amor, atenção ... ?
Então porque será que o ser humano complica tanto o simples ?
Nesses trancos e barrancos da vida, aprendi a acender a luzinha amarela do 'cuidado! Vá com calma! ' quando percebo que quem eu trato com carinho, me trata como opção.
Talvez seja a maturidade, ou o medo de sofrer, ou simplesmente uma lição aprendida ao longo da vida... sei lá... Só sei que costumo perder o interesse em quem não retribui os meus sentimentos.
Digo sempre que sou carente demais... rs
E que gosto de reciprocidade, atenção, mimos, paparicos, elogios...
Mas, são coisas que eu acho que mereço sim! Então por que não faria questão delas ?
Gosto de mim... e de quem gosta de mim.
Quem não gosta... vai ver se eu estou lá na esquina.
Como disse sabiamente o fabuloso Herbert Vianna na música Saber Amar: '... saber amar, é saber deixar alguém te amar...'
E eu concordo com ele !