quarta-feira, 8 de julho de 2009

Tudo passa ! ( passa ??)

Estava cá na minha noite tranquila (como quase sempre) , deitada no sofá assistindo ao terceiro ou quarto telejornal do dia, quando ví uma matéria sobre o fim do mundo. Na mesma, a 'moça do tempo' comentava sobre as mudanças do clima e a ligação com o final dos tempos... de uma maneira tão banal, como quem pergunta ao verdureiro da esquina, quanto está custando o kilo do tomate.
Me ocorreu então o pensamento de como tudo é vão.
O que hoje está aqui, amanhã poderá não estar mais. O que hoje é importante, amanhã cai no esquecimento.
Pergunto: seria isso uma característica boa ou ruim ??

Não pude deixar de ligar tal pensamento à minha vida, é lógico... como toda boa virginiana, que tem por mania analisar tudo o que vê à sua volta! rs
Olhando alguns blogs da vida escritos por conhecidos ( antigos 'ex-amores mal-resolvidos') , olhando o Orkut, caixinha de cartas e toda essa parafernália que insiste em trazer às vezes aquele cheiro de coisa guardada faz tempos em um baú velho e esquecido...
E não pude deixar de observar ( com alegria algumas das vezes), o quanto o sentimento muda !
Coisas que nos deixariam doentes de ciúmes e tristeza a algum tempo atrás, hoje em dia se confundem com aquele outdoor insosso que você acostumou a ver do ônibus todos os dias .
Pessoas que nos feriram tanto, que nos decepcionaram amargamente, hoje em dia passam por nós e se não nos cumprimentarem, sequer notamos sua presença... como é bom mudar, não ??

Acho doentio pessoas que permanecem as mesmas por anos a fio, inclusive carregando nos ombros as mesmas paranóias de sempre, os mesmos problemas, as tristezas, e toda essa carga inútil que mais deveria ser jogada de um penhasco.
Venho notando ( com grande alegria), que tenho sido capaz de me livrar de pensamentos ruins, sentimentos amargos, lembranças inúteis... Tenho conseguido me reciclar constantemente. Trocando sem cerimônia alguma , aquilo que não me faz bem, por algo que me traga coisas boas .

Egoísmo ?
Talvez... para quem tenha alma de 'bom-samaritano', que acha que carregar o mundo nas costas é sinal de grandeza. O que não é meu caso, em hipótese alguma.
Prefiro dizer que aprendi a me gostar...e que isso é um aprendizado que pretendo colocar em prática todos os dias.

7 comentários:

  1. Outro dia eu provoquei um sério desconforto em um Blog ao passar a minha idéia de que o EGO é uma importante ferramenta de manutenção de auto-estima. Sem o nosso EGO nós somos constantemente pisoteados por outros, perdemos o nosso auto-respeito, não temos forças para reagir a insultos e nada mais... somos apenas robôs insensíveis e covarder.

    Mais a filosofia budista nos diz que temos de controlar nosso ego afim de nos trazer positividade interior ao passo que não podemos deixar que ele nos domine.

    Suas indagações são verdadeiras sim moça. Primeiro nos amemos. Assim ligamos um dane-se bonito para aqueles que um dia nos fizeram mal... Demonstrar um sorriso é algo que todos deveriam fazer ao passo que todos deveriam nos ver.

    Eu sou Leonino e tenho uma estima muito alta.

    Direto do Rio.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. A propósito. Quando você disse que estava sentada no sofá abismada pelo assunto tratado, eu reparei novamente na moça deitada a cama de calcinha na imagem da postagem, e pensei... Será esta a nossa bloguista em seu momento de prazer assistindo TV?

    Fica a pergunta. rsrs...

    Beijão moça.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leo! Obrigada pela visita.
    Seus comentários são sempre interessantes... ;)
    Concordo com vc que o ego é importante, desde que não deixemos que ele nos domine.
    O ego ajuda na preservação da auto-estima com toda certeza.

    ResponderExcluir
  4. E sobre a figura... tirando a cueca do lado e os cabelos escuros (estou com os cabelos vermelhos! rs) posso dizer que sou eu sim ! rs
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Malu...
    ...houve um tempo que eu queria "salvar" todo mundo...mas, depois de muuuuuito tempo percebi que por mais que eu tentasse eu não iria conseguir "salvar" todo mundo e que a pessoa em questão tem que querer ser "salva" e mais ainda o que eu chamo de ajuda (de salvação) pode não significar nada...absolutamente nada para o outro...
    Então hoje em dia estou leve como uma pluma, não vou carregar as dores do mundo, as minhas já estão de bom tamanho, mas se alguém precisar de mim, vou estar sempre presente...

    Um beijo grande de uma virginiana light...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Licks!

    Obrigada pela visita!
    Concordo com vc.

    Bancar a Amélie Poulain quase sempre é perda de tempo.
    É bonitinho em filmes, mas na vida real a coisa é bem diferente.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Amadaaaaaaaaaaa... agora que ví que é vc !!!! rs

    Um beijo e seja muito bem-vinda ao meu blog!

    ResponderExcluir