Como toda boa paraense que se preze, eu deveria ter motivos pra me orgulhar do famoso Círio de Nazaré. Mas, hoje em dia, muito tempo depois de ter mudado a minha crença, passei a ver o Círio apenas pelo seu lado cultural.
Lembro, com saudade até, da época em que eu fazia promessas (nunca atendidas ! rs) e que acompanhava a procissão pelo meu colégio Marista, onde o que mais importava era o encontro com o pessoal de lá.
Tempos divertidos!
E como é impossível ignorar essa festa morando na cidade, hoje em dia mudei meu foco e viso apenas o aspecto cultural do evento.
Acho muito bom ver a manifestação cultural pouco lembrada durante o ano todo, mas que nessa época, reaparece com toda sua beleza.
Os brinquedos de miriti, a culinária, o reencontro com amigos e parentes... a cidade fica cheia!
Como acontece com o Reveillon, essa movimentação toda, o estourar de fogos, me angustia.
Demorei um pouco pra perceber isso, e ainda não entendi o motivo pra tal. Um dia quem sabe ? rs
Pra não passar vontade, todos os anos faço uma suculenta maniçoba.
Sim, nessa época a cidade cheira a pato no tucupi e maniçoba, e pra não passar vontade, faço a minha aqui em casa e me esbaldo no domingo... tudo regado a muito refrigerante.
Aliás, preciso ir acrescentar os ítens que ainda estão faltando: o bacon e o paio. Já coloquei a costela e o charque. E é uma pena que voc~es não possam sentir o cheiro... dá pra sentir lá na rua! rs
Um bom domingo pra vocês e um ótimo feriado!
sábado, 9 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Realmente, há passagens em nossa vida, que são impagáveis.
ResponderExcluir